quarta-feira, 28 de julho de 2010
Projecto PALMUS assinala o Dia dos Avós no Concelho de Alijó
Iniciando a 26 de Julho e prolongando durante toda a semana, foi promovido um convívio entre Avós e netos nas IPPS`S do Concelho como forma de comemoração do Dia dos Avós.
Esta iniciativa teve como objectivo promover o convívio inter-geracional, tendo avós e netos realizado em conjunto diversas actividades recreativas e de lazer tais como o Jogo do Boccia, o jogo do dominó, damas e cartas. Este convívio distinguiu-se pela troca de experiências, sabedoria e boa disposição terminando com um lanche.
Dia dos avós em Murça - Encontro de Gerações com novas Tecnologias
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Torneio do Jogo do Boccia em Murça
No passado dia 19 de Julho, o Projecto PALMUS em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Murça organizou o I Torneio do Jogo do Boccia no Lar e Centro de Dia do Fiolhoso.
Os idosos do Lar e Centro de Dia de Murça e do Fiolhoso colocaram em prática os conhecimentos que têm adquirido nos últimos meses desta modalidade, disputando assim o primeiro lugar.
Participaram 6 equipas mistas, 3 do Fiolhoso e 3 de Murça. Ao longo dos Jogos os idosos mostraram-se bastantes empenhados demonstrando as capacidades que adquiriram.
Foi uma tarde de competição e divertimento, mas também um encontro de idosos das diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia de Murça.
No fim do Torneio do Jogo do Boccia procedeu-se à entrega dos certificados para todos os participantes e também a entrega de medalhas para os primeiros classificados.
Posteriormente foi oferecido pelo Lar e Centro de Dia do Fiolhoso um lanche a todos os participantes e aos técnicos do Projecto PALMUS, verificando-se mais um momento de confraternização.
Sendo assim concretizou-se mais uma actividade do Projecto PALMUS, no Concelho de Murça, referente a acção “Envelhecer Activamente”.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
I Torneio de Boccia do Município de Alijó
O Pavilhão Desportivo Municipal de Alijó recebeu no dia 9 de Junho, o I Torneio de Boccia do Município de Alijó, juntando para o efeito todos os idosos que praticam esta modalidade de todas as IPSS do concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal e do projecto PALMUS. Esta nova fase do programa já existente arrancou novamente no passado mês de Março, data a partir da qual todas as IPSS do Concelho receberam visitas semanais de um técnico da área de Desporto e dos técnicos do projecto PALMUS, com a finalidade de por em prática o Jogo do Boccia nestas instituições. O balanço foi muito positivo, pois os idosos do concelho mostraram capacidades de aprendizagem das regras do jogo, bem como uma grande receptividade por esta actividade. Desta forma, concretizou-se mais uma das acções da Câmara Municipal, em parceria com o projecto PALMUS em Alijó e as IPSS do Concelho, a acção pertencente ao Eixo 2 do Projecto, sob o nome “Envelhecer Activamente”.
A tarde passada no Pavilhão Municipal foi de competição, mas acima de tudo, de alegre convívio e de distracção dos nossos idosos. No final do torneio foram entregues a todos os participantes troféus, bem como um lanche oferecido pelo patrocinador.
Município de Alijó comemorou a “Festa do Vizinho”
terça-feira, 13 de julho de 2010
Vida Activa na Terceira Idade
O Projecto Palmus acaba de implementar as dinâmicas de Geromotricidade para seniores no Concelho de Sabrosa, mais uma actividade do eixo programático envelhecer activamente.
Esta actividade está a ser posta em prática nas instituições do concelho, bem como nas freguesias, sendo as sessões realizadas semanalmente ocupando um período do dia: manha ou tarde. O calendário das sessões pode ser consultado nos próprios locais bem como no site www.palmusclds.blogspot.com
Sob a orientação dos técnicos do Projecto Palmus, esta actividade tem como objectivo adaptar a actividade física aos Idosos de forma a promover espaços de convívio, retardando a dependência e a falta de mobilidade do Idoso, diminuindo assim o isolamento desta faixa etária. Esta acção tem como metas promover a integração do idoso na sociedade, valorizar e estimular a prática da actividade física, como factor de promoção de saúde e bem-estar.
CPCJ de Sabrosa em parceria com Projecto PALMUS promoveu Workshop sobre parentalidade.
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sabrosa, com o apoio do projecto PALMUS, organizou no passado dia 06 de Julho um Workshop subordinado ao tema:”Parentalidade e seus desafios…”A acção decorreu no Auditório Municipal de Sabrosa e contou com a participação de representantes de algumas instituições que têm um reconhecido trabalho ao nível do desenvolvimento social e pedagógico das crianças e jovens do concelho de Sabrosa. Perante a conjuntura sócio-económica que nos tem afectado de uma forma global, a CPCJ – Sabrosa quis debater e reforçar o importante papel das famílias como um dos grandes “pilares” na educação e desenvolvimento sócio-efectivo das crianças. A CPCJ contou ainda com a colaboração do Projecto PALMUS que no âmbito do seu plano de acção contempla actividades de cariz familiar e parental. Com esta acção, e discutindo temas como o bulling nas escolas; a promoção dos direitos da criança; promoção de competências parentais e dinâmicas para uma parentalidade positiva, pretendeu-se criar um espaço de discussão e diálogo aberto com as famílias presentes no sentido de promover a interacção parental e sobretudo potenciar a construção de um ambiente familiar saudável implementando algumas regras de conduta para com os filhos, onde se afirmem limites e se promova uma parentalidade positiva. No final do workshop a autarquia local ofereceu um lanche a todos os presentes.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Um dia de alegria e reencontros para os idosos do concelho de Murça
A Câmara Municipal de Murça com o apoio do projecto PALMUS promoveu no passado dia 3 de Julho, mais um convívio anual de idosos.
Oriundos de todas as freguesias do concelho de Murça, marcaram presença cerca de 700 idosos, que não quiseram faltar ao que já é visto como uma tradição junto das pessoas com mais idade nesta altura do ano.
Para assegurar o melhor funcionamento da actividade, esteve presente uma comitiva onde pontificaram para além de alguns autarcas o presidente, o vice-presidente e o vereador em permanência da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, José Maria Costa e Eduardo Lopes, respectivamente. A comitiva foi ainda composta por funcionários da autarquia e dos Ténicos do projecto PALMUS, que prestaram todo o apoio necessário aos cerca de 17 autocarros envolvidos no transporte.
Com o slogan “Vamos ao Douro”, o VII Convívio Anual de Idosos, passeou pelo Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, fixando-se em Lamego, onde os participantes visitaram o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, assistindo primeiramente a uma celebração religiosa e apreciando, de seguida, a bela vista sobre a cidade duriense.
A festa prosseguiu no mesmo local com um almoço pelas sombras que resguardavam os demais do sol, seguindo-se um pé de dança animada pela actuação de um grupo de concertinas.
O percurso seguiu-se por terras do Pinhão, onde o mágico contraste entre as vinhas e o espelho das águas do rio Douro maravilharam os olhos e o espírito jovem dos participantes.
Para além do apoio disponibilizado pelo Centro de Saúde, com a colaboração de um profissional de enfermagem, e da envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal que sempre obriga a uma grande operação logística contou com a colaboração em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Murça.
Web itinerante para seniores chega a todo o concelho de Murça
O Projecto PALMUS em parceria com a Câmara Municipal de Murça, esta a levar a cabo uma acção subordinada “Web – Itinerante para seniores”.
O mundo da informática é um terreno estranho para a maioria dos idosos de Murça. Nas primeiras sessões que já acontecem desde o dia 1 de Julho, alguns dos participantes mostram um grande interesse e apreensão em aprender a lidar com “esta máquina” pois alguns deles querem aprender a comunicar através deste meio com os filhos e netos que se encontram no estrangeiro.
Sob a coordenação e a orientação dos técnicos do projecto PALMUS, esta acção que tem como metas fornecer competências básicas em tecnologias da informação e comunicação a idosos com mais de 55 anos, vem contribuir para combater a infoexclusão e a solidão, potenciando a integração deste grupo nas novas redes de conhecimento.
Segundo José Maria Costa, vice-presidente da Câmara de Murça e responsável pelo pelouro da acção social, “estamos empenhados em criar condições para cativar os idosos para a utilização da Internet, como meio de comunicação global e de grande potencialidade para a melhoria do seu dia-a-dia. Conjuntamente com o Projecto PALMUS estamos a promover o acesso às novas tecnologias por parte dos idosos, um grupo em situação de exclusão social e tecnológica, criação de rede de contactos que permita combater a solidão e isolamento social e promover a comunicação no contexto das famílias”.
O autarca adiantou que apesar da autarquia já disponibilizar um espaço de Internet na Biblioteca Municipal, esta acção “dará a oportunidade aos nossos idosos de aprenderam a lidar com o computador”.
Segundo os responsáveis do PALMUS, o programa da Web itinerante passará pelas noções básicas de utilização do computador, introdução ao processador de texto (Word), utilização da internet, criação de e-mail e utilização do Messenger para comunicação vídeo e áudio.
Para além do apoio da autarquia murcense, esta iniciativa está a contar com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia do concelho, resultado de uma parceria conjunta que envolve as autarquias de Murça e o projecto PALMUS.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Equipa de Boccia de Celeirós do Douro representa distrito de Vila Real
No passado dia 30 de Junho o Centro de Dia São Pedro de Celeirós do Douro, em parceria com o Projecto PALMUS, pôs em prática os conhecimentos que foi adquirindo nos últimos meses no que diz respeito à prática da actividade do Boccia, representando assim pioneiramente o concelho de Sabrosa na Taça de Portugal de Boccia Sénior. Este evento realizou-se no pavilhão desportivo de São João da Madeira, tendo contado com a participação de 65 equipas de norte a sul de Portugal, num total de 400 praticantes.
A equipa era composta por cinco utentes do centro de dia, e foi acompanhada pelo Responsável do Centro de dia São Pedro (António Bernardo) e pela técnica do Projecto Palmus (Dr.ª Sónia Silva).
De salientar que mais importante que o resultado final, é o convívio com os outros participantes e a vontade demonstrada em voltar a participar nestas iniciativas futuramente.
Actualmente, existem centenas de pessoas a praticar esta modalidade tão eficaz no objectivo de promover a integração do idoso na sociedade e valorizar e estimular a prática da actividade física, como factor de promoção de saúde e bem-estar.