segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dinamismo do projecto é “um exemplo” nacional

Publicada por PALMUS


Em funcionamento desde 2009, o projecto PALMUS
 tem agora novas instalações no concelho de Murça.
 Criado para dar resposta à necessidade de três municípios, o projecto foi classificado como “um sucesso” pelo presidente do
 Instituto de Segurança Social



Apesar de existir há pouco mais de um ano, “é um bom exemplo pelo dinamismo que tem demonstrado”, classificou Edmundo Martinho, presidente do Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social (ISS), que, no dia cinco, presidiu à inauguração das instalações do núcleo murcense do projecto PALMUS – Partilhar Alijó, Murça e Sabrosa, criado no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) firmado entre os três municípios e o ministério do Trabalho e Solidariedade Social “Na prática tem pouco tempo de intervenção, no entanto, já deu mostras de uma grande capacidade de cumprir os seus objectivos principais, que são idênticos aos nacionais, embora adaptados à realidade local”, explicou o mesmo responsável, referindo que os CLDS pretendem promover a qualificação da população, a empregabilidade
e o desenvolvimento dos territórios. Edmundo Martinho sublinhou a vertente supra municipal do PALMUS recordando que “é sempre um sinal positivo percebermos que uma boa parte dos nossos problemas não se confina às nossas fronteiras territoriais, liga-se com outros concelhos. “Este caso, portanto, é um excelente exemplo de cooperação e de partilha dos problemas e das soluções”, defendeu. O presidente do ISS mostrou - se ainda satisfeito pelo facto da transferência de competências da Segurança Social, “que apenas funciona como suporte financeiro e faz o acompanhamento dos projectos”, ter resultado com sucesso no âmbito dos CLDS. “Estes contratos de desenvolvimento social têm um formato que assenta a sua parte mais substancial do poder de decisão nas autarquias”, frisou. Edmundo Martinho defendeu mesmo que a transferência de competências no sector social “é o caminho”, já que, “ao longo dos últimos anos, as autarquias têm assumido mais intensamente responsabilidades nesta área”. “É importantíssimo que continuemos com um debate sobre as competências que são hoje da administração central e podem vir a ser das autarquias”, explicou o mesmo responsável, acreditando que “esse é o desejo de todos, principalmente das câmaras municipais”. Criado em 2009, o projecto PALMUS tem vindo a desenvolver várias actividades dividias em quatro eixos principais: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental; Capacitação da Comunidade e das Instituições; e Informação e Acessibilidades. “Em termos de objectivos está a cumprir plenamente com que o que estava projectado no plano de acção”, explicou Ivo Oliveira, coordenador do CLDS, que tem actualmente várias iniciativas em curso, entre as quais uma bolsa de emprego, dinamizada em articulação com o Centro de Emprego e que em breve será disponibilizada.
Outra parte importante do projecto, como explicou o seu coordenador, é o trabalho desenvolvido com os mais idosos, que vão desde sessões de ginástica à disponibilização de um serviço de “Web - itinerante”. “Na região existe um jovem para cada três idosos, por isso temos uma série de actividades mais vocacionadas para a população sénior”, actividades que viajam pelas freguesias e instituições sociais dos três concelhos, explicou Ivo Oliveira, sublinhando que as equipas do PALMUS “vão onde as pessoas estão, minorando o isolamento para que tenham um envelhecimento activo, saudável, produtivo e uma melhor qualidade de vida”.
O CLDS prolonga-se até 2012, sendo um dos grandes objectivos do projecto conseguir a manutenção das suas actividades mesmo depois do seu fim, sendo necessário para tal que organizações e associações locais garantam o seu desenvolvimento.
João Teixeira, presidente da Câmara de Murça, recorda que aceitou “desde a primeira hora” o desafio que era lançado pelo projecto, tendo sido ele também um dos impulsores para que a sua área de intervenção fosse de três concelhos.
“Considero ser importante para Murça, principalmente no que diz respeito à parte social e sobretudo para a terceira idade”, sublinhou o autarca.

( in Jornal A Voz de Trás-os-Montes de 7 Abril 2011)

Posts Relacionados:


By Dicas Blogger e Codigos Blog