Tradicional Convívio de Natal para idosos em Murça

O Contrato Local de Desenvolvimento Social “PALMUS – Partilhar Alijó, Murça e Sabrosa”, em parceria com o Município de Murça e a Associação Nacional de Futebol de Rua, levaram a efeito no dia 16 de Outubro, em Murça, a Iniciativa "Ligar Portugal – Emprego / Formação". Durante o dia 16 de Outubro, no Jardim de S. Miguel, foram desenvolvidas várias acções de promoção do emprego e formação dinamizadas a partir de um Torneio de Futebol de Rua. Assim, pretendeu-se através de uma estratégia de desporto inclusivo e do futebol de rua como instrumento de intervenção social e comunitária, agregar todos os organismos e agentes públicos ou privados que actuam no âmbito do emprego, da formação ou da empregabilidade.
A mecânica da iniciativa consistiu num Torneio de Futebol de Rua, com a participação das equipas inscritas representantes de cidadãos anónimos ou de diferentes entidades locais, públicas e privadas. Neste torneio participaram oito equipas, sagrando-se vencedora a equipa do Agrupamento Vertical de Escolas de Murça, batendo na final a Junta de Freguesia de Murça. O Prémio de melhor Guarda-Redes foi para Paulo Guerra da Escola Profissional de Murça e o de melhor marcador foi para Daniel, da Equipa da Santa Casa de Misericórdia de Murça.
No Fórum emprego / formação, foi efectuada uma Mostra e divulgação de serviços de apoio institucional à empregabilidade e à formação, tendo sido também recolhidas diversas fichas de contacto de visitantes.
No passado dia 27 de Agosto de 2010, pelas 21:30 horas o Projecto PALMUS, promoveu um espectáculo de teatro de rua da autoria da Oficina de Teatro de Favaios – OFITEFA, destinada aos moradores do Bairro Social da barroca, em Murça.
O espectáculo consistiu na apresentação de uma comédia intitulada “A deliciosa história das sopas de Cavalo Cansado”, que envolveu a comunidade residente deste bairro murcense.
Esta actividade emerge após várias reuniões no Bairro Social no sentido de comemorar o dia Europeu do Vizinho, ficando assim decidido pelos habitantes festejar posteriormente com uma acção que sinalizasse este dia.
Desta forma o Projecto PALMUS pretende promover a relação de vizinhança e a participação activa nestes eventos, despertando assim um espírito de solidariedade e de entreajuda.
Nesta primeira fase constatamos com a participação de grande parte dos moradores, a iniciativa foi bem acolhida, tendo existido desde a primeira hora “feedback” dos residentes.
Desde já agradecemos todo o apoio prestado pela Câmara Municipal de Murça nesta actividade.
http://www.empreendedorismo.pt/
http://cdp.portodigital.pt/empreendedorismo
http://cdp.portodigital.pt/empreendedorismo/financiamento/meios-e-fontes-de-financiamento/fundos-provenientes-de-programas-de-apoio/financiamento-publico/
http://www.empresanahora.pt/ENH/sections/PT_inicio
http://www.iapmei.pt/iapmei-bimindex.php
http://juventude.gov.pt/Eventos/EmpregoEmpreendedorismo/Paginas/Plataformae-learningsobreEmpreendedorismo.aspx
O Projecto PALMUS, em parceria com a Câmara Municipal de Alijó, iniciou a Web-Itinerante, tendo como objectivo proporcionar novas experiências aos idosos dando-lhes acesso às novas tecnologias, através da deslocação de computadores a todas as Instituições e Juntas de Freguesia do Concelho.
Apesar de ser um mundo desconhecido, no primeiro contacto com o “computador”, os idosos mostraram-se bastante receptivos a mais um novo desafio.
Esta acção realizar-se-á por fases distintas: numa primeira fase, fez-se uma apresentação teórica da história do computador bem como a explicação da funcionalidade do mesmo (princípios básicos do computador).
Na fase seguinte, mais prática, os idosos começaram a familiarizar-se com o computador, iniciando a descoberta dos programas (Word). Finalmente, aborda-se o caminho básico para chegar á Internet (uso do motor de pesquisa).
Com esta actividade, pretende-se inserir o idoso no mundo da informática e da tecnologia da informação, combatendo a infoexclusão e dinamizando a capacidade mental do idoso. As Tecnologias de Informação e Comunicação estimulam o desenvolvimento da memória, percepção e atenção, evitando sua estagnação e regressão.
Iniciando a 26 de Julho e prolongando durante toda a semana, foi promovido um convívio entre Avós e netos nas IPPS`S do Concelho como forma de comemoração do Dia dos Avós.
Esta iniciativa teve como objectivo promover o convívio inter-geracional, tendo avós e netos realizado em conjunto diversas actividades recreativas e de lazer tais como o Jogo do Boccia, o jogo do dominó, damas e cartas. Este convívio distinguiu-se pela troca de experiências, sabedoria e boa disposição terminando com um lanche.
No passado dia 19 de Julho, o Projecto PALMUS em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Murça organizou o I Torneio do Jogo do Boccia no Lar e Centro de Dia do Fiolhoso.
Os idosos do Lar e Centro de Dia de Murça e do Fiolhoso colocaram em prática os conhecimentos que têm adquirido nos últimos meses desta modalidade, disputando assim o primeiro lugar.
Participaram 6 equipas mistas, 3 do Fiolhoso e 3 de Murça. Ao longo dos Jogos os idosos mostraram-se bastantes empenhados demonstrando as capacidades que adquiriram.
Foi uma tarde de competição e divertimento, mas também um encontro de idosos das diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia de Murça.
No fim do Torneio do Jogo do Boccia procedeu-se à entrega dos certificados para todos os participantes e também a entrega de medalhas para os primeiros classificados.
Posteriormente foi oferecido pelo Lar e Centro de Dia do Fiolhoso um lanche a todos os participantes e aos técnicos do Projecto PALMUS, verificando-se mais um momento de confraternização.
Sendo assim concretizou-se mais uma actividade do Projecto PALMUS, no Concelho de Murça, referente a acção “Envelhecer Activamente”.
O Pavilhão Desportivo Municipal de Alijó recebeu no dia 9 de Junho, o I Torneio de Boccia do Município de Alijó, juntando para o efeito todos os idosos que praticam esta modalidade de todas as IPSS do concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal e do projecto PALMUS. Esta nova fase do programa já existente arrancou novamente no passado mês de Março, data a partir da qual todas as IPSS do Concelho receberam visitas semanais de um técnico da área de Desporto e dos técnicos do projecto PALMUS, com a finalidade de por em prática o Jogo do Boccia nestas instituições. O balanço foi muito positivo, pois os idosos do concelho mostraram capacidades de aprendizagem das regras do jogo, bem como uma grande receptividade por esta actividade. Desta forma, concretizou-se mais uma das acções da Câmara Municipal, em parceria com o projecto PALMUS em Alijó e as IPSS do Concelho, a acção pertencente ao Eixo 2 do Projecto, sob o nome “Envelhecer Activamente”.
A tarde passada no Pavilhão Municipal foi de competição, mas acima de tudo, de alegre convívio e de distracção dos nossos idosos. No final do torneio foram entregues a todos os participantes troféus, bem como um lanche oferecido pelo patrocinador.
O Projecto Palmus acaba de implementar as dinâmicas de Geromotricidade para seniores no Concelho de Sabrosa, mais uma actividade do eixo programático envelhecer activamente.
Esta actividade está a ser posta em prática nas instituições do concelho, bem como nas freguesias, sendo as sessões realizadas semanalmente ocupando um período do dia: manha ou tarde. O calendário das sessões pode ser consultado nos próprios locais bem como no site www.palmusclds.blogspot.com
Sob a orientação dos técnicos do Projecto Palmus, esta actividade tem como objectivo adaptar a actividade física aos Idosos de forma a promover espaços de convívio, retardando a dependência e a falta de mobilidade do Idoso, diminuindo assim o isolamento desta faixa etária. Esta acção tem como metas promover a integração do idoso na sociedade, valorizar e estimular a prática da actividade física, como factor de promoção de saúde e bem-estar.
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sabrosa, com o apoio do projecto PALMUS, organizou no passado dia 06 de Julho um Workshop subordinado ao tema:”Parentalidade e seus desafios…”A acção decorreu no Auditório Municipal de Sabrosa e contou com a participação de representantes de algumas instituições que têm um reconhecido trabalho ao nível do desenvolvimento social e pedagógico das crianças e jovens do concelho de Sabrosa. Perante a conjuntura sócio-económica que nos tem afectado de uma forma global, a CPCJ – Sabrosa quis debater e reforçar o importante papel das famílias como um dos grandes “pilares” na educação e desenvolvimento sócio-efectivo das crianças. A CPCJ contou ainda com a colaboração do Projecto PALMUS que no âmbito do seu plano de acção contempla actividades de cariz familiar e parental. Com esta acção, e discutindo temas como o bulling nas escolas; a promoção dos direitos da criança; promoção de competências parentais e dinâmicas para uma parentalidade positiva, pretendeu-se criar um espaço de discussão e diálogo aberto com as famílias presentes no sentido de promover a interacção parental e sobretudo potenciar a construção de um ambiente familiar saudável implementando algumas regras de conduta para com os filhos, onde se afirmem limites e se promova uma parentalidade positiva. No final do workshop a autarquia local ofereceu um lanche a todos os presentes.
A Câmara Municipal de Murça com o apoio do projecto PALMUS promoveu no passado dia 3 de Julho, mais um convívio anual de idosos.
Oriundos de todas as freguesias do concelho de Murça, marcaram presença cerca de 700 idosos, que não quiseram faltar ao que já é visto como uma tradição junto das pessoas com mais idade nesta altura do ano.
Para assegurar o melhor funcionamento da actividade, esteve presente uma comitiva onde pontificaram para além de alguns autarcas o presidente, o vice-presidente e o vereador em permanência da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, José Maria Costa e Eduardo Lopes, respectivamente. A comitiva foi ainda composta por funcionários da autarquia e dos Ténicos do projecto PALMUS, que prestaram todo o apoio necessário aos cerca de 17 autocarros envolvidos no transporte.
Com o slogan “Vamos ao Douro”, o VII Convívio Anual de Idosos, passeou pelo Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, fixando-se em Lamego, onde os participantes visitaram o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, assistindo primeiramente a uma celebração religiosa e apreciando, de seguida, a bela vista sobre a cidade duriense.
A festa prosseguiu no mesmo local com um almoço pelas sombras que resguardavam os demais do sol, seguindo-se um pé de dança animada pela actuação de um grupo de concertinas.
O percurso seguiu-se por terras do Pinhão, onde o mágico contraste entre as vinhas e o espelho das águas do rio Douro maravilharam os olhos e o espírito jovem dos participantes.
Para além do apoio disponibilizado pelo Centro de Saúde, com a colaboração de um profissional de enfermagem, e da envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal que sempre obriga a uma grande operação logística contou com a colaboração em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Murça.
O Projecto PALMUS em parceria com a Câmara Municipal de Murça, esta a levar a cabo uma acção subordinada “Web – Itinerante para seniores”.
O mundo da informática é um terreno estranho para a maioria dos idosos de Murça. Nas primeiras sessões que já acontecem desde o dia 1 de Julho, alguns dos participantes mostram um grande interesse e apreensão em aprender a lidar com “esta máquina” pois alguns deles querem aprender a comunicar através deste meio com os filhos e netos que se encontram no estrangeiro.
Sob a coordenação e a orientação dos técnicos do projecto PALMUS, esta acção que tem como metas fornecer competências básicas em tecnologias da informação e comunicação a idosos com mais de 55 anos, vem contribuir para combater a infoexclusão e a solidão, potenciando a integração deste grupo nas novas redes de conhecimento.
Segundo José Maria Costa, vice-presidente da Câmara de Murça e responsável pelo pelouro da acção social, “estamos empenhados em criar condições para cativar os idosos para a utilização da Internet, como meio de comunicação global e de grande potencialidade para a melhoria do seu dia-a-dia. Conjuntamente com o Projecto PALMUS estamos a promover o acesso às novas tecnologias por parte dos idosos, um grupo em situação de exclusão social e tecnológica, criação de rede de contactos que permita combater a solidão e isolamento social e promover a comunicação no contexto das famílias”.
O autarca adiantou que apesar da autarquia já disponibilizar um espaço de Internet na Biblioteca Municipal, esta acção “dará a oportunidade aos nossos idosos de aprenderam a lidar com o computador”.
Segundo os responsáveis do PALMUS, o programa da Web itinerante passará pelas noções básicas de utilização do computador, introdução ao processador de texto (Word), utilização da internet, criação de e-mail e utilização do Messenger para comunicação vídeo e áudio.
Para além do apoio da autarquia murcense, esta iniciativa está a contar com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia do concelho, resultado de uma parceria conjunta que envolve as autarquias de Murça e o projecto PALMUS.
No passado dia 30 de Junho o Centro de Dia São Pedro de Celeirós do Douro, em parceria com o Projecto PALMUS, pôs em prática os conhecimentos que foi adquirindo nos últimos meses no que diz respeito à prática da actividade do Boccia, representando assim pioneiramente o concelho de Sabrosa na Taça de Portugal de Boccia Sénior. Este evento realizou-se no pavilhão desportivo de São João da Madeira, tendo contado com a participação de 65 equipas de norte a sul de Portugal, num total de 400 praticantes.
A equipa era composta por cinco utentes do centro de dia, e foi acompanhada pelo Responsável do Centro de dia São Pedro (António Bernardo) e pela técnica do Projecto Palmus (Dr.ª Sónia Silva).
No passado dia 15 de Abril, pelas 10:00h, o Projecto Palmus em parceria com a Santa Casa da Misericordia de Murça, iniciou a acção “Web - Itinerante” para seniores.
Esta acção tem como metas fornecer competências básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação aos idosos e contribuir para combater a info-exclusão e a solidão e potenciar a integração deste grupo nas novas redes de conhecimento.
Nesta primeira sessão ficou evidenciada a vontade da maioria dos idosos, em interagir com o computador.
No passado dia 05 de Março, o Projecto Palmus em parceria com a Câmara Municipal de Sabrosa e a Associação do Porto de Paralisia Cerebral organizou uma acção de formação intitulada “Boccia em Movimento”. Esta acção foi presidida pelo Doutor Luís Ferreira e pelo Doutor Pedro Fernandes, representantes do campeonato nacional e da taça de Portugal do Boccia no nosso país. O objectivo principal foi informar as instituições do concelho sobre a prática do Boccia e as potencialidades desta prática desportiva na população sénior e crianças com dificuldades especiais. Esta actividade foi dirigida essencialmente para os Lares de terceira idade, Centros de Dia, Centros Ocupacionais ou associações recreativas e culturais das freguesias deste Concelho.
Dando continuidade à actividade, o PALMUS irá realizar um roteiro pelas instituições participantes na acção de formação, com o objectivo de dinamizar/apoiar o jogo do Boccia junto da população sénior e crianças com necessidades especiais. Este roteiro terá inicio já no dia 18 de Março de 2010 na Santa Casa da Misericórdia de Sabrosa, seguindo-se a APPACDM de Sabrosa, Associação Cultural e Desportiva de Roalde, Centro de Dia São Pedro de Celeirós, Patronato de Santo António de Sabrosa, Junta de freguesia de Gouvães do Douro e outras instituições a agendar.
No passado dia 18 de Fevereiro de 2010 foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Sabrosa uma reunião com os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Sabrosa. Esta teve como intuito a apresentação do Projecto Palmus e as diversas actividades a desenvolver em parceria com as juntas de freguesia, bem como a recolha de dados importantes sobre cada freguesia para a realização das actividades. Nesta reunião estiveram presentes cerca de vinte pessoas, entre as quais o presidente da câmara municipal de Sabrosa, José Marques e a equipa CLDS.
O Carnaval é cada vez mais uma festa de folia e máscaras.
O Projecto PALMUS em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Murça já iniciou os preparativos para o Carnaval.
“Era uma vez a nossa história”, é o tema definido pela Santa Casa da Misericórdia para o grande cortejo de Carnaval que vai para a rua no próximo dia 12 de Fevereiro, na Vila de Murça.