quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Publicada por PALMUS

Coordenador do CLDS
Ivo Oliveira
ivo.oliveira@dourohistorico.pt

Equipa CLDS

Catarina Sequeira
catarina.sequeira@dourohistorico.pt

Raquel Assunção
raquel.assuncao@dourohistorico.pt

Vítor Hugo Teixeira
vhteixeira@dourohistorico.pt

Jose Carlos Teixeira
zecarlos@dourohistorico.pt

Elisete Merêncio
elisete.merencio@dourohistorico.pt

Salomé Vilela
salome-vilela@dourohistorico.pt

Amélia Pinto
amelia.pinto@dourohistorico.pt

Sónia Silva
sonia.silva@dourohistorico.pt

Ana Carina Alves
carina.alves@dourohistorico.pt

Posts Relacionados:

Projecto CLDS-PALMUS

Publicada por PALMUS


Em Abril de 2009 o Ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, presidiu à assinatura do Contrato Local de Desenvolvimento Social de âmbito supra municipal com os concelhos de Alijó, Murça e Sabrosa.
Através do contrato, que tem como entidade gestora a Associação Douro Histórico, pretende-se combater a pobreza, o isolamento ou a falta de emprego que afecta estes municípios durienses.
Para Vieira da Silva, este programa significa mais uma parceria entre o Estado, câmaras municipais e instituições de solidariedade social para promover as condições de um melhor desenvolvimento social em zonas sobretudo carenciadas.
Os CLDS têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

Posts Relacionados:

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Reunião com Potenciais Entidades Receptores
de Voluntariado

Publicada por PALMUS



Ocorreu, na passada segunda-feira, dia 9 de Novembro, na Sala de Sessões do Município de Alijó, pelas 14h30m, uma reunião de trabalho com os representantes de potenciais entidades receptoras de voluntariado, presidentes das IPSS’S do concelho, um representante do Centro de Saúde e os representantes dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

A reunião tinha a seguinte agenda:

- Apresentação da Equipa do Projecto PALMUS

- Apresentação de noções gerais sobre o voluntariado.

Estiveram presentes nesta reunião todos os convidados, à excepção do Grupo Social, Recreativo e Desportivo de Favaios

A reunião foi produtiva, tendo sido discutidos alguns aspectos essenciais do voluntariado e sua utilidade no concelho, ficando agendada para dia 2 de Dezembro uma Acção de Sensibilização para o Voluntariado, com especialistas neste campo, onde poderão ser retiradas todas as dúvidas destas entidades receptoras e emissoras de voluntários.

Equipa CLDS

Posts Relacionados:

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ZONAS DE INTERVENÇÃO: Localização

Publicada por PALMUS




Concelho de Alijó

O Concelho de Alijó, do distrito de Vila Real, é limitado pelos seguintes concelhos: a norte por Murça, a este por Carrazeda de Ansiães do distrito de Bragança, a sul por S. João da Pesqueira do distrito de Viseu e a oeste por Sabrosa. Situado no coração da Região Demarcada do Douro é delimitado geograficamente pelos rios Douro, Pinhão, Tua e Tinhela. Ocupa uma área de 297,5 km2, na qual se distribuem 19 freguesias: Alijó, Amieiro, Carlão, Casal de Loivos, Castedo, Cotas, Favaios, Pegarinhos, Pinhão, Pópulo, Ribalonga, Sanfins do Douro, Santa Eugénia, São Mamede de Ribatua, Vale de Mendiz, Vila Chã, Vila Verde, Vilar de Maçada e Vilarinho de Cotas.





A produção vinícola é a actividade económica mais importante deste concelho, pois é da vinha e também da agricultura que continuam a viver a maioria dos seus habitantes.
Para além do variadíssimo leque de vinhos de excelente qualidade, desde os vinhos de mesa, espumantes, moscatel, o famoso Vinho do Porto ou generoso. Nesta região também se produz azeite, cereais e fruta.
No concelho de Alijó, a beleza é omnipresente e marcada por duas zonas distintas: a zona Norte agreste, rica na cultura do azeite, cereais, leguminosas, batata e amendoais e a zona Sul tipicamente duriense, repleta de vinhedos em socalcos e paisagens verdejantes.


Concelho de Murça

O Concelho de Murça situa-se no Distrito de Vila Real na margem direita do rio Tinhela (afluente do Tua), em pleno centro geográfico da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Ocupa uma área de 189,4 km2, na qual se distribuem 9 freguesias: Candedo, Carva, Fiolhoso, Jou, Murça, Noura, Palheiros, Valongo de Milhais e Vilares.




É limitado a norte pelo Concelho de Vila Pouca de Aguiar e de Valpaços, a sul por Carrazeda de Ansiães, a oeste Alijó e a este Mirandela.
A sua proximidade a Vila Real e ao IP4 tornam Murça uma zona privilegiada em termos de acesso, o que favorece a potencialização do seu desenvolvimento.
Murça vê-se dividida em três zonas da Região Transmontana: a Terra Quente, a Terra Fria e a Zona de Montanha, isto deve-se ao facto de se registarem diferentes condições de altitude, contrastes de clima, vegetação e culturas. O clima é do tipo temperado mediterrâneo, quente e seco, bom para a agricultura.
A olivicultura, a vitivinicultura, a pecuária e a silvicultura são a base da economia local. A designada "Terra Quente" esta inserida na Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, onde se produz vinho de sublime qualidade, como o vinho do Porto, que é na sua essência um património cultural colectivo, de trabalho e experiências, saberes e arte reunido ao longo de muitos anos, tornando-se a actividade agrícola que mais lucro dá no concelho.


Concelho de Sabrosa

O Concelho de Sabrosa, com a área total de cerca de 180 Km2, pertence ao Distrito de Vila Real e está inserido na Região de Turismo da Serra do Marão.

O seu território tem como limites: a sul pelo rio Douro e por Tabuaço (distrito de Viseu), a nascente pelo concelho de Alijó (com o rio Pinhão a acompanhar a linha de fronteira em quase toda a sua extensão), a poente pelos concelhos de Vila Real e Peso da Régua e a norte pelo concelho de Vila Pouca de Aguiar. Na qual se distribuem 15 freguesias: Celeirós, Covas do Douro, Gouvães do Douro, Gouvinhas, Parada do Pinhão, Paradela de Guiães, Passos, Provesende, São Cristóvão do Douro, São Lourenço de Ribapinhão, São Martinho de Anta, Sabrosa, Souto Maior, Torre de Pinhão e Vilarinho de São Romão.


De todas as freguesias, apenas Parada do Pinhão, S.Lourenço de Ribapinhão e Torre do Pinhão não estão inseridas na Região Demarcada do Douro.
Sabrosa é um concelho com duas realidades geológicas distintas, a Norte onde impera o granito é da cultura de cereais, de pinheiros e da extracção da pedra que subsistem a maioria das pessoas, enquanto no Sul dominado pelo xisto é a cultura da vinha, que se estende pelos socalcos.


Posts Relacionados:

EIXO 4- Informação e Acessibilidades

Publicada por PALMUS

  • Web-itinerante
  • Posts Relacionados:

    EIXO 3- Capacitação da Comunidade e das Instituições

    Publicada por PALMUS

  • Incentivo a criação de Associações de Moradores nos Bairros Sociais
  • Posts Relacionados:

    EIXO 2- Intervenção Familiar e Parental

    Publicada por PALMUS

  • Criação de Centro de Recursos, Qualificação e Integração (CRQI)


  • Educar, Sensibilizar, Formar “Crescer Cidadão”  (Famílias e Crianças/Jovens e Comunidade em Geral)



  • Levantamento das famílias disfuncionais/risco


  • Envelhecer activamente: Desenvolver acções sócio-culturais por ano


  • Instalação de tele-alarmes


  • Implementação do voluntariado
  • Posts Relacionados:

    EIXO 1- Emprego, Formação e Qualificação

    Publicada por PALMUS



  • Criação do Gabinete de Empregabilidade (GE)


  • Criação da bolsa de emprego


  • Guia de recursos



  • Diagnóstico das necessidades formativas e encaminhamento para cursos de formação

  • Posts Relacionados:

    Introdução

    Publicada por PALMUS

    O projecto PALMUS (Partilhar Alijó, Murça e Sabrosa), insere-se no âmbito dos CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), e visa levar a cabo nos três concelhos abrangidos pelo projecto, uma série de actividades em diversos eixos de intervenção.




    A entidade promotora e executora do projecto é a Associação Douro Histórico sediada em Sabrosa.

    Os eixos de intervenção do projecto são:

    Eixo 1- Emprego, Formação e Qualificação

    Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental

    Eixo 3- Capacitação da Comunidade e das Instituições

    Eixo 4- Informação e Acessibilidades

    Posts Relacionados:


    By Dicas Blogger e Codigos Blog